Notícias

No passado dia 16 de Julho a Cercilei comemorou 40 anos de existência. Estamos de parabéns!

Lembrança dos pais pelos 40 anos da Cercilei

Há casa feitas de pedra
ou de tijolo ou betão.
Esta de que se fala
é feita com o coração.
 
Há 40 anos nasceu,
Que a necessidade o ditou,
Desde então, cresceu, cresceu
e a filhos e pais marcou.
 
Temos uma casa cheia:
Crianças, jovens, adultos,
Que são, de qualquer maneira,
Sempre “os nossos miúdos”.
São as Alexandrinas, as Rosários,
as Anas, Joanas, Marianas,
Fátimas, Gracindas, Hercílias,
Ruis, Sílvias, Filipes, Susanas,
Marcos, Elisabetes, Zés, Cristinas
que cuidam os nossos amores.
Fazem-no com tal desvelo,
Em cada dia, sendo melhores.
 
40 anos é marca,
Liga futuro ao passado.
Pelo menos mais quarenta!
CERCILEI, o nosso OBRIGADO!
 
Helena Espírito Santo/2016

 

Desde 2011 a Cercilei é uma Instituição Certificada, garantindo a qualidade do serviço que presta ao mais alto nível.

A 17 de Julho de 1976, a Cercilei acarinhou 14 crianças com deficiência mental cujas famílias não tinham capacidade financeira para permitir que os seus filhos frequentassem Colégios de Recuperação Médico-Psico-Pedagógico existentes, na altura, unicamente em Lisboa e no Porto.
 
Após inúmeras reuniões entre pais, encarregados de educação, técnicos de saúde, de educação e a então Caixa de Previdência, nasceu a Cercilei. E num local desocupado há já algum tempo, com o esforço de todos, passaram-se muitos serões a esfregar o chão, a pintar as portas, paredes e janelas, para poder receber os alunos.
 
Os primeiros móveis, mesas e cadeiras, foram feitos pelos pais. As refeições vinham de casa, não havia cozinha nem refeitório. O transporte era da responsabilidade dos encarregados de educação, pois não existiam carrinhas. Mais tarde, quando a Cercilei integrou auxiliares ao seu serviço, alguns alunos passaram a vir de autocarro, sendo esperados de manhã pelas auxiliares na paragem do autocarro e à tarde, encaminhados do mesmo modo para o regresso a casa. Do outro lado, os pais procediam da mesma maneira: de manhã levavam o filho ao autocarro e à tarde, na paragem, aguardavam a sua chegada.
 
Trinta e nove anos passaram… a Cercilei cresceu e acolhe nas suas grandes áreas de intervenção: educação, ocupacional, formação profissional e social, cerca de 300 crianças, jovens e adultos com deficiência mental.
 
Rigorosa na sua missão, a Cercilei, tornou-se, em Fevereiro de 2011, uma Instituição certificada, garantindo, mais ainda, a qualidade do serviço que presta a toda a comunidade, nomeadamente às crianças, jovens e famílias que contam com a Cercilei. Hoje, foi certificada, uma vez mais pela segunda vez consecutiva.
 
Bem haja a todos que de alguma forma fazem crescer esta grande Familia, que é a Cercilei..

CERCILEI FOI NOTÍCIA…no Boletim Municipal “Viver Porto de Mós”, nº 14, ano VIII, Fevereiro de 2015

Cercilei “…a diferença faz parte de qualquer sociedade,…”
Com 38 anos de existência, 8 dos quais com presença física em Porto de Mós, a Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria, desenvolve um trabalho meritório, construído dia a dia, numa lógica de carinho alicerçada, sempre, na perspectiva do desenvolvimento e da evolução. A Viver Porto de Mós foi ao encontro do Pólo Intermunicipal desta instituição, procurando das a conhecer a filosofia que tem norteado a sua actuação. Encontrámos sorrisos, olhares, expressões, empenho e profissionalismo e uma casa cheia, muito cheia de afectos.

Veja aqui o artigo completo.

Global Volunteer Day da DHL

“A Responsabilidade da Empresa é parte integrante da nossa estratégia empresarial. Sob o lema “Viver a Responsabilidade”, concentramos a nossa atenção na proteção ambiental (“GoGreen”), na gestão de catástrofes (“GoHelp”), na educação (“GoTeach”) e apoiamos além disso as atividades de voluntariado dos nossos empregados (Dia Mundial do Voluntariado, Fundo Viver a Responsabilidade)”.
(Fonte. www.dhl.pt)
No passado dia 4 de Outubro de 2014 a equipa de colaboradores da DHL de Leiria, integrado no Global Volunteer Day da DHL, propuseram-se pintar os muros da Cercilei.
Foi um dia cheio! Com uma equipa entusiasta, alegre, dinâmica, unida, que fez com que o trabalho decorresse com ritmo e fluidez, dando cor e uma cara nova à Cercilei. Para trás ficaram as marcas próprias dos anos que vão passando.
Gostaríamos de partilhar com a comunidade o ar de satisfação e os elogios que se fizeram ouvir quando, na 2ª feira seguinte os nossos colaboradores e jovens chegaram à Cercilei.
A par das manifestações de satisfação dos colaboradores e utentes, evidenciou-se, por parte dos jovens que estiveram presentes nesse sábado, o conhecimento em primeira mão da pintura do muro, das pessoas que o pintaram, das conversas, da forma como foi pintado, das fotografias que se tiraram, do lanche, das lembranças que se entregaram e do regresso a casa passando por um muro agora todo branquinho!
Foi um sábado diferente, de partilha, de solidariedade, de boa disposição e de uma mais valia para a Cercilei que a Direção, em seu nome e em nome dos próprios jovens da Cercilei agradece, reconhecida, a toda a equipa da DHL que nos proporcionou este momento e esta melhoria.

Significativo Azul

A Cercilei aderiu ao programa “Significativo Azul”, um programa a nível nacional que “visa contribuir para a segurança de pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência e dos que com elas interagem através de um conjunto de objetivos, compromissos, dos quais destacamos:
  • Sensibilizar e formar os profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação para uma cultura de prevenção de situações de violência e maus-tratos contra pessoas com deficiência;
  • Sensibilizar os polícias para a problemática da deficiência e para a necessidade de uma especial proteção das pessoas com deficiência;
  • Promover a cooperação interinstitucional entre a PSP e a área da deficiência e reabilitação;
  • Melhorar o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência; e
  • Especializar a comunicação e informação para a população com deficiência.
Um programa orientado para um grupo especialmente vulnerável de cidadãos e que, na senda dos princípios estratégicos do Policiamento de Proximidade, recorre às parcerias institucionais para convergir sinergias de forma a atuar proactivamente na prevenção de crimes e no incremento do sentimento de segurança.”
A cerimónia de assinatura do protocolo entre o Comando Distrital de Leiria da PSP e as 11 Instituições, entre as quais a Cercilei, realizou-se no dia 03 de Dezembro de 2014, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria, C.R.L.
Estrada das Moitas Altas, 279
Pinheiros • Apartado 571 • 2401-976 LEIRIA
Telf.: 244 850 970

Copyright@2017 PLX Design

Ajude dando o que quiser e apoie a Cercilei a fazer a diferença.

Links Rápidos:
Colabore connosco.
Contactos:

Gostava de fazer parte da nossa equipa? Envie o seu curriculum.

Envie-nos a sua opinião, sugestão ou reclamação.

geral@cercilei.pt