Acantonamento

Estamos em Janeiro… mas já se ouviu a Manuela a perguntar pelo “Algarve”! Alguém lhe diz “ainda falta muito… É só em Junho!” Pois é, mas o “Algarve” não sai da cabeça… São cinco dias cheios de praia, piscina, passeios, passeios de barco e ainda vamos a Espanha, anedotas, boa disposição, bailaricos e brincadeiras entre todos!

É por isso que a Manuela já está a pensar no tão desejado Algarve!

Se para os jovens o Algarve é diversão, descanso, praia, piscina, passeios… para os técnicos torna-se um local privilegiado e único para avaliar objectivos do plano individual de cada jovem: autonomia pessoal, relacionamento interpessoal, estadias fora do quadro habitual de vida, contactos com espaços comunidades diferentes, vivências em grupo, integração social, desenvolvimento da inter-ajuda, entre muitos outros.
O acantonamento representa a satisfação de necessidades de lazer e quebra de rotinas, essencial ao equilíbrio físico, psicológico e social dos nossos jovens.
Esta atividade decorreu de 15 de Junho a 5 de Julho, dividida por 4 períodos/turno de 5 dias. Cerca de 25 jovens por turno ficam distribuídas por 4 casas. Numas das casas, casa-da-cozinha como é conhecida, confeccionam-se e servem-se as refeições e é também o ponto de encontro para as actividades. Estes cinco dias não tem um programa rígido, por norma no período da manhã vai-se à praia e à tarde fica-se na piscina. Depois do jantar em função das vontades fazem-se passeios pela localidade, festeja-se os Santos Populares nos bailes locais ou em Tavira ou simplesmente descansa-se. Num dos dias vai-se a Espanha, a Ayamonte fazer compras e comer um gelado. No final de cada turno, cada jovem, individualmente, reúne-se com o responsável do acantonamento e avalia a sua prestação, a do grupo, o funcionamento do turno e faz as suas sugestões. Como resultado das avaliações do ano anterior, este ano uma das casas funcionou como residência autónoma, onde quatro jovens por turno viveram cinco dias com mais independência.
Projecto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I.P.

SIGA-NOS

Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria, C.R.L.
Estrada das Moitas Altas, 279
Pinheiros • Apartado 571 • 2401-976 LEIRIA
Telf.: 244 850 970

Copyright@2017 PLX Design

Ajude dando o que quiser e apoie a Cercilei a fazer a diferença.

Links Rápidos:
Colabore connosco.
Contactos:

Gostava de fazer parte da nossa equipa? Envie o seu curriculum.

Envie-nos a sua opinião, sugestão ou reclamação.

geral@cercilei.pt